Palestrantes
Fernando Seffner
Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Departamento de Ensino e Currículo. Docente e orientador junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) na linha de pesquisa Educação, Sexualidade e Relações de Gênero. Atua em pesquisas e orientações investigando processos de produção, manutenção e modificação das relações de gênero com ênfase nas masculinidades, situações de vulnerabilidade à AIDS; conexões entre direitos humanos e políticas públicas de gênero e sexualidade, teorizações queer, interseccionalidade e marcadores sociais da diferença, cultura escolar e ensino de História. É líder do Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero.
Susana de Castro Amaral Vieira
Susana de Castro possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), doutorado em Filosofia - Ludwig Maximilian Universität München (2003) e pós-doutorado em filosofia na CUNY Graduate Center (2015). Professora Associada do departamento de filosofia e do programa em pós-graduação em filosofia (PPGF) da UFRJ. Tem experiência na área de Filosofia, atuando principalmente com os seguintes temas: metafísica antiga (esp. Aristóteles), filosofia da educação, neopragmatismo, estudos de gênero. Coordena o laboratório Antígona de Filosofia e Gênero. Coordena o projeto de pesquisa de extensão "temas filosóficos na literatura". Autora dos livros Filosofia e Gênero (2014), Ontologia ( 2008), As mulheres das tragédias gregas: poderosas? (2011), Aristóteles, uma introdução entre outros livros e capítulos de livros.
Jô Oliveira
Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) onde também concluiu mestrado na área. Sua atuação política começou desde cedo, no movimento estudantil, chegando a fazer parte do Centro Acadêmico de Serviço Social. No segmento juventudes, a militância inicia com a aproximação das atividades da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), e depois integrando a Associação de Juventude pelo Resgate a Cultura e Cidadania (Ajurcc), da qual é sócia-fundadora. Integrou diversas discussões, congressos e seminários em âmbitos nacional e internacional, sempre com foco em políticas públicas e ações voltadas para os segmentos mais vulneráveis. Nesse universo, participou ativamente de espaços de decisão e articulação, como o Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres, entre outros. Em 2020, disputando o pleito eleitoral para a Câmara Municipal de Campina Grande, alcança a vitória, entrando para a história como a primeira mulher negra a ser eleita vereadora neste município. Suas principais bandeiras são a defesa dos direitos das mulheres, da população LGBTQIAP+, da periferia, das pessoas com deficiência, e da população idosa, com foco nas mulheres negras e juventudes, segmentos que estão diretamente articulados às demandas de saúde, educação, assistência social, cultura, o direito à cidade, e a defesa do direito à vida.
Camilo Diniz
Advogado. Graduado em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba. Mestre em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas pela Universidade Federal da Paraíba, com dissertação defendida e aprovada com distinção e indicação para publicação. Professor da graduação em Direito do Centro Universitário Reinaldo Ramos (Campina Grande/PB) e de cursos de pós-graduação em diversas instituições da Paraíba. Advogado do Centro Estadual de Referência dos Direitos de LGBT e Enfrentamento à LGBTfobia (Espaço LGBT/SEMDH/PB). Membro do Instituto de Pesquisa em Direito e Movimentos Sociais (IPDMS) e da Rede Brasileira de Saberes Descoloniais. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Teoria do Direito, Direitos Humanos, Direito Constitucional e Direito Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos descoloniais, religiões de matriz afro-ameríndia, gênero e direito dos grupos socialmente vulneráveis.
Eneida Agra Maracajá
Professora Fundadora do Instituto Nossa Senhora da Salete, reconhecido como a Universidade Infantil de Campina Grande, onde implementou o 1º Laboratório de Arte Infantil da cidade. É Professora Mestre em “Teatro na Educação”, aposentada da Universidade Federal da Paraíba. Foi Diretora do Teatro Municipal Severino Cabral em duas gestões (1973/1981 e 1985/1990), onde criou o seu calendário cultural, os Festivais Infantis, Festivais Colegiais e o Festival de Inverno de Campina Grande. Em 2005, fundou a ONG Solidarium – Instituto de Arte, Cultura e Cidadania. Foi a 1ª Secretária da Cultura de Campina Grande. Desde o ano de 2013, é parceira da Prefeitura de Campina Grande, na gestão sóciopedagógica cultural da Casa de Cultura e Memorial Severino Cabral.