Nos dias 5 e 6 de
junho de 2023
Evento gratuito
Centro de Humanidades
UFCG
Público-alvo:
Profissionais da educação – professoras/es, psicólogas/os, assistentes sociais, pedagogas/os que atuem na área de orientação ou supervisão pedagógica, e demais profissionais que atuem na Educação Básica e/ou em espaços de educação não escolar no estado da Paraíba, bem como pesquisadoras/es e estudantes da graduação e pós-graduação interessadas/os nas temáticas.
Vamos dialogar sobre questões de gênero e sexualidade, educação para não violência e para os direitos humanos. Teremos espaços de discussões, reflexões e socialização de relatos de experiências de projetos e/ou ações educativas sobre esses temas urgentes e necessários – e às vezes mal compreendidos.
A programação inclui mesas redondas e grupos de trabalhos com relatos de experiências na Educação Básica e em espaços de educação não formal que nos ajudarão a refletir sobre:
Como as escolas, nas diferentes etapas da educação básica, e as instituições, ONGs, programas e projetos de educação não escolar vêm trabalhando a igualdade e equidade de gênero, a diversidade sexual e a não violência a partir da lógica dos direitos humanos?
Que experiências acontecem no “chão” da escola e/ou em espaços de educação não escolar, que trazem à tona as falas/vivências dos sujeitos que escapam aos padrões normativos de gênero e sexualidade?
Na nossa atuação profissional, como a temática da educação para a não violência e para o respeito às diferenças vem sendo debatida a partir de eventos e vivências atuais, na educação básica e/ou nos espaços de educação não escolar?
Como podemos contribuir, através do diálogo, aprofundamento, partilha e troca de conhecimentos, nos espaços de formação continuada, para qualificar nossas reflexões e ações sobre essas temáticas?
Inscreva-se e envie sua proposta de relato de experiência sobre:
-
Gênero e sexualidade na escola;
-
Gênero e sexualidade em espaços de educação não escolar;
-
Educação para não violência e para os direitos humanos na escola;
-
Educação para não violência e para os direitos humanos em espaços de educação não escolar.
Os relatos de experiências serão inscritos no evento no formato de resumo simples que deverá ser digitado utilizando formato A4. O corpo do resumo deverá estar no modo justificado, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas, margens superior e inferior de 3 cm, esquerda e direita de 2 cm e conter no mínimo 250 e no máximo 500 palavras. O texto deverá estar em parágrafo único não devendo incluir figuras, tabelas, gráficos, citações ou referências. Nele devem constar: contextualização da experiência e objetivos, o referencial teórico-metodológico, os resultados parciais ou concluídos (dados e reflexões sobre a experiência vivenciada) e as considerações finais. Palavras-chave: devem estar abaixo do resumo, 03 (três) palavras-chave, com a primeira letra de cada palavra maiúscula e o restante minúsculas. Eixo Temático abaixo das palavras-chave.
Os relatos deverão ser enviados para por meio do formulário de inscrição até o dia 21 de maio de 2023.
Clique aqui para ver um modelo do resumo
PROPOSTA DE OFICINA
As propostas de Oficinas devem estar vinculada ao tema geral do evento (educação, direitos humanos, gênero e sexualidade) e serão inscritas no seguinte formato: o corpo do texto deverá estar no modo justificado, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas, margens superior e inferior de 3 cm, esquerda e direita de 2 cm e conter no mínimo 250 e no máximo 500 palavras. O texto deve conter: título da oficina; ministrante(s); público-alvo; objetivos; metodologia – duração de no máximo 3 horas; referências; palavras-chave: devem estar abaixo da proposta da oficina, 3 (três) palavras-chave, com a primeira letra de cada palavra maiúscula e o restante minúsculas.
Clique aqui para ver um modelo de proposta de oficina
Vídeos curtos ou resumos expandidos poderão ser enviados após o evento (data a ser divulgada) para publicação em anais/e-book e divulgação no site da Biblioteca Digital Escolas Plurais do NIPAM/CE/UFPB (https://www.ufpb.br/escolasplurais).
PALESTRANTES
Doutora em Educação
Doutor em Filosofia
Doutora em Educação
Professor Titular da UFRGS
Drª. em Ens. Filosofia e História das Ciências UFBA
Representando a ONG Casa Pequeno Davi
Jornalista, educadora popular e ativista cultural
Psicóloga Escolar/PMJP
Dr. em Educação pela UFPB
Dr. em Linguística Aplicada
Doutora em Educação UFPB
Mestranda em Direitos Humanos- PPGDH/UFPB
Datas importantes
Chamada de propostas de apresentação de trabalhos e oficinas até 21 de maio
Divulgação dos resultados: 28 de maio
Inscrições para participação no evento: 04 de junho
Inscrições para participação nas oficinas: 04 de junho
Dúvidas podem ser enviadas para o email: eedhugs@gmail.com